domingo, 30 de setembro de 2012

O convite dos padrinhos e pais


Escolher os padrinhos não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando temos muitas pessoas de quem gostamos...
A escolha do padrinho deve ser de forma que eles façam parte da nossa história, da nossa vida e, geralmente são escolhidas as pessoas da família, mas nada impede que seja um amigo. Optamos por escolher pessoas da família.
William e Viviane - padrinhos do noivo
Adriana e Luciano - padrinhos da noiva

No convite dos nossos padrinhos, queríamos deixar uma mensagem de carinho e explicar a função deles - que não é dar presente - então escrevemos a seguinte mensagem:
Escolhemos vocês como padrinhos do nosso casamento e as suas funções deverão ser:
abençoar, ajudar e aconselhar.
Afinal, família não é feita só dos laços sanguíneos, mas através do amor.
Beth e Edinho

E para os pais, sempre queridos, e muito importantes na nossa vida:
Mãe e Pai,
nesse momento tão importante da minha vida, quero agradecer por tudo que fizeram por mim!
Vocês foram maravilhosos!
Agradeço por tanto amor!
Beth/Edinho 

sábado, 29 de setembro de 2012

Lista de presente



Embora muita gente pense que a lista de presente seja desnecessária, tivemos a certeza do quão importante ela é. Para quem ainda não é casado há uma infinidade de coisas para se colocar na lista, desde talheres a móveis. 

É legal fazer uma lista em uma loja que os noivos gostem e que tenha preços acessíveis para que os convidados possam comprar, mas nada impede que seja colocado na lista os presentes mais caros.

Os nossos convidados tinham dúvidas com o que poderiam nos presentear, pois já morávamos juntos. Então,  fomos a loja http://www.pernambucanas.com.br/ e fizemos uma lista curta, com poucos presentes, para que as pessoas pudessem saber o que gostaríamos de ganhar. E não necessariamente comprassem lá.

Daí a decepção: vários convidados reclamaram do atendimento da loja. Fiquei muito chateada, liguei no atendimento ao cliente e comentei sobre os ocorridos e minha insatisfação com a loja da qual sempre sonhei em fazer minha lista de casamento. A atendente foi muito solícita e disse que repassaria minha reclamação a loja e dentro de alguns dias alguém entraria em contato sobre a reclamação.

É importante reclamar quando não se está contente com algo, talvez os responsáveis não saibam do ocorrido e a partir daí possam averiguar o que está acontecendo. Gostei do atendimento telefônico.






quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escolhendo o tipo de união

Casar não é tão simples, assim.
É necessário apresentar alguns documentos no cartório para marcar o casamento, além de pagar algumas taxas. O ideal é entrar com as documentações dois meses antes da cerimônia.
Documentos necessários:

  • certidão de nascimento e identidade originais - ficarão no cartório
  • comprovante de residência original 
  • duas testemunhas - maiores de idade e deverão apresentar RG original 
Leve os nomes dos padrinhos e as cópias dos documentos deles. A taxa do cartório é em torno de 300 reais.

O tempo de espera para averiguar os documentos é chamado de proclamas.
O casamento será publicado no Diário Oficial - é legal guardar o jornal.


Escolhendo o tipo de união:
É necessário escolher como ficará os bens do casal, tanto os adquiridos antes ou depois do casamento.
Nessa hora é preciso ser racional e escolher com cuidado o tipo de união, para não haver problemas futuros  quanto aos bens adquiridos por ambos.

  • Comunhão parcial de bens: é mais usada. O que cada um tinha quando solteiro continua sendo de cada um. Somente o que for adquirido depois do casamento é que passa a ser de ambos. No caso de herança, não é dividido, a não ser que seja feito no nome do casal.
  • Comunhão universal de bens: tudo pertence ao casal, mesmo sendo adquirido antes do casamento. Em caso de morte de um dos dois, metade é dividido entre os herdeiros.
  • Separação total de bens: com o Novo Código Civil, caso ocorra a morte de um dos cônjuges, o sobrevivente receberá parte igual a dos filhos.


domingo, 23 de setembro de 2012

Temas, cores e convites


Adoro festas, na verdade gosto das decorações, temas, cores, doces...
Há alguns anos comecei a pensar o quão importante é escolher um tema para se fazer uma festa. A partir daí comecei a pensar em temas e aplicá-los nos aniversários, a princípio do meu filho, depois da minha mãe e nos chás de bebês de amigas.

Quando pensamos em casar, comecei a me preocupar com o tema que seria escolhido para uma data tão importante, afinal, como já dito, casamento é celebrar, comemorar a união. E nada melhor do que algo que se refira a vida. Pesquisei sobre convites e decorações com temas voltados para natureza e sustentabilidade.
Encontrei um site que faz convites com sementes, super bacana: www.papelsemente.com.br. Muitas pessoas jogam fora o convite depois do casamento e com papel semente, pode-se plantar e ter rúcula, camomila, erva doce ou outros. E não é tão caro quanto pensei.

Mas não consegui comprar os convites com nosso orçamento suuuuper reduzido. Mas quem sabe ainda consiga para uma próxima festa!

Então recorri a outro site, que adoro de paixão e vira e mexe estou lá fuçando kkk
www.zazzle.com.br

Tem convites lindos e ainda paga-se barato por eles. O valor do convite é de acordo com a quantidade. Além da taxa de entrega, é também pago IOF quando comprado pelo cartão de crédito, mas ainda sim, fica mais barato do que comprar em gráfica. Claro que tive vários receios, de não chegar a tempo, de não ser como esperava ou ainda de não vir. Mas fiquei tão feliz ao ver os convites, além de ser exatamente como estava na internet. A impressão? Impecável. Amei!

Tema escolhido, convite comprado e a cor definida: rosa. E nada de combinar vestido com a decoração, hein?! 


Nosso convite de casamento


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Casamento


Meninas como eu, cresceram ouvindo historias sobre o tal casamento.
Assisti muitos contos de fadas, onde princesas se casavam com o belo príncipe e viviam felizes para sempre.



Sempre sonhei em fazer uma grande festa durante o dia, em uma bela chácara, com muitas árvores, flores e uma bela decoração. Algo romântico que representasse todo amor que sinto pelas pessoas, pela vida... Afinal, casamento é isso: é celebrar!

Infelizmente, um casamento desses não custa menos do que 20 mil reais. Fiquei surpresa ao ouvir o valor, mas se quero algo bonito e caprichado, isso custa dinheiro. E no momento, não há recursos tal.

Resolvi então, fazer um almoço para comemorar os 15 anos juntos - que já é um casamento - para oficializar. A princípio seriam convidados somente os familiares. Mas que graça teria comemorar quase metade da minha vida ao lado de alguém se não tivesse as pessoas que gostamos para compartilhar? 

O jeito foi apertar um pouquinho e ver o que conseguiríamos fazer. Muita gente ficou fora da lista, que era enorme. Não porque não gostamos, mas precisávamos tirar aqueles que há algum tempo não vemos ou falamos. Na primeira lista havia mais de 90 famílias, se cada uma tivesse quatro pessoas, teríamos aproximadamente 360 pessoas. O que seria uma big festa!

Então, reduzimos essa lista para 60 famílias, que logo aumentou para 73. E só parou porque não tínhamos mais convites - uma pena! - eu gostaria de convidar todo mundo, mas como todo casal tem que ter alguém mais racional e dizer quando devemos parar foi o que acontece.

E a partir daí começamos as buscas para tornar esse encontro possível. E não foi nada fácil!



domingo, 2 de setembro de 2012

Que este mês seja repleto de panapaná (ou panapanã)!!!! para todos nós!




Panapaná, não é exatamente o coletivo de borboletas, porém é uma expressão indígena que indica um bando de borboletas que aparecem em certa época do ano...